Autor indaga questões importantes para serem levadas em conta no pensar sobre a profissão.

Comumente conhecidos como pessoas rancorosas e desprovidas de quaisquer sensibilidade,meros arquétipos sociais criados com o passar dos anos sobre este trabalho. Contudo Leonardo Campos, autor de Como e Por que sou Crítico de Cinema, de forma alguma transmite esse ar prepotente dessa figura.

Em seus primeiros capítulos, o autor busca contextualizar o leitor no tempo e espaço de sua vida cinéfila, até o ponto de ser o que ele é hoje por conta dos filmes. De infância um tanto quanto humilde, Leonardo sempre teve uma atração bem intensa com a sétima arte. Chegou a trabalhar em locadoras, nas quais já exercia suas primeiras funções indicando filmes para as pessoas com diferentes gostos e estilos.

Porém, nem tudo foi maravilhas em sua vida, já que passou por situações desagradáveis como o bullying durante a adolescência. Esse primeiro capítulo é uma forma de aproximação ainda mais forte com o seu leitor, tendo em vista que, ao decorrer da leitura, será um mergulho teórico e didático no mundo da crítica e do cinema.

Capa do livro “Como e Por Que Sou Crítico de Cinema”, de Leonardo Campos. Imagem: Vinicius Cerqueira

Campos, por sua didática, não nos permite afogar em conhecimentos soltos e vagos no desenrolar do livro. Ao falar sob uma perspectiva de livro teórico, a didática precisa sobressair ao máximo para a compreensão de quem lê, certo? Sim, é verdade. Entretanto, isso não acontece, pois a constante provocação nos faz refletir se aquilo é realmente verídico, até porque o texto crítico também é uma forma de discordância com o próprio autor.

Ainda é bastante discutido sobre o papel do crítico de cinema em nossa sociedade. Seria ele um documentador oficial sobre os filmes da nossa geração? Um ceifador de obras que decide o que é bom ou ruim? Existem profissionais de muitos modos, mas o que Campos aborda, de fato, é sobre a conscientização de não reduzir obras fílmicas em estrelas ou polegares para cima ou para baixo, mas conduzir o leitor pelos meandros de sua análise e levá-lo a um novo patamar ao conferir o filme.

Como e Por Que Sou Crítico de Cinema se torna essencial para toda a nova geração de opinadores, pois tem como principal objetivo compilar os assuntos mais pertinentes que envolvem na construção de um profissional capacitado e repleto de bagagem ao escrever os seus textos.

POSTS RELACIONADOS

© 2019 Anitubey - Cinema TV | Todos os direitos reservados |

[email protected]